Últimas Atividades / Notícias – 2023 / 2024

Xadrez

No passado dia 26 de fevereiro, realizou-se, no âmbito do desporto escolar (DE), mais uma concentração de xadrez, no escalão de Infantis (A e B), desta vez na Escola Básica Cidade de Castelo Branco, em Castelo Branco.

O nosso agrupamento esteve representado por cinco praticantes desta salutar modalidade, alunos do 4º e 6º anos de escolaridade, tendo obtido resultados meritórios, contribuindo para que os nossos alunos vivenciem experiências diferentes, para além da sala de aula.

João Pacheco

(responsável pelo Grupo Equipa de Xadrez  do DE)

Narração de contos populares na pré escola

As crianças que frequentam o pré- escolar do nosso agrupamento continuam muito entusiasmadas a ouvir contos populares portugueses, na biblioteca escolar da EB1.

Desta vez, as histórias seleccionadas foram o Pito Plainudo, uma história tradicional que contou com a narração de Alcina Cruchinho,  técnica da biblioteca municipal de Penamacor. A Alcina deslocou-se à biblioteca escolar, no dia 26 de janeiro , para narrar a história que lhe foi transmitida na infância pela avó materna. No dia 23 de fevereiro as crianças ouviram a lengalenga  O Casamento da Franga partilhada pela voz da bibliotecária escolar, Paula Poeta. A Paula  quis partilhar com as crianças uma das lengalengas que a sua mãe lhe transmitiu oralmente, na infância.

Às narradoras voluntárias o nosso bem haja!

Apresentação da obra infantojuvenil “A Menina que Só Sabia Sorrir”

Sob o mote “O melhor caminho é o que se faz em conjunto”, o agrupamento de escolas José Ribeiro Sanches, recebeu a autora da obra infantojuvenil “A Menina que Só Sabia Sorrir”, Célia Teixeira, centrada na inclusão e em valores nobre de cooperação e solidariedade. A obra foi apresentada pela autora aos alunos do 1º e 2º ciclos do Agrupamento, onde foi contada a história com o intuito de sensibilizar para um mundo mais tolerante e inclusivo.

Porque em conjunto faremos seguramente a diferença no trilho da inclusão, esta iniciativa marca o papel da escola na formação dos mais novos, com o intuito de formar uma cidadania consciente e  aberta à aceitação da diferença e a valores nobres de cooperação, amizade  e solidariedade.

Amar sem Fronteiras Nem Violência

No âmbito da sinalização do Dia dos Namorados, em parceria com a GNR do Fundão, a CPCJ de Penamacor e o AERS, no âmbito do PES, realizou na manhã do dia 15/02/2024 uma ação informativa destinada aos jovens do 3º ciclo e do ensino secundário. Esta ação teve lugar no auditório da escola sede do AERS. A realização desta sessão pretendeu seguir a política nacional de prevenção de violência doméstica e bem como realçar a importância da prevenção primária da violência de género, e do seu desenvolvimento de uma forma sistemática, continuada e holística, de modo a consciencializar crianças e jovens para a desconstrução da violência e para o desenvolvimento de relações interpessoais de namoro e intimidade saudáveis.
Nesta sessão foram abordadas as tipologias de violência no namoro, as formas de prevenção, sinais de alerta e impactos deste fenómeno, tendo sido referido que no ano de 2023, foram recebidas mais de sete denúncias diárias pela PSP e GNR. Outro dado exposto foi o de que as formas mais comuns de violência, no ano transato, foram injuria, ameaça, ofensa, agressão, humilhação, perseguição ou devassa da intimidade.
Mais se referiram alguns dados relativos ao estudo realizado pela UMAR, a União de Mulheres Alternativa e Resposta, a alunos do 7º ao 12º ano, nomeadamente alertou-se para o facto de que do total dos jovens participantes, 68% não consideram violência no namoro comportamentos de controlo nas redes sociais, pressão para beijar, insultos ou empurrões e bofetadas sem deixar marca. Aditou-se que, 63% destes jovens já experienciaram na sua relação de namoro, pelo menos um dos indicadores de violência, sendo que a forma mais legitimada é a de “controlo” (54,6%), sendo também esta a forma de violência mais reportada “controlo” (45,5%).
A CPCJ de Penamacor gostaria de agradecer a todos os que estiveram presentes, em especial ao Agrupamento de Escolas, pela disponibilização do espaço e pela colaboração, bem como aos agentes da Escola Segura, aos palestrantes e aos estudantes.

A Presidente da CPCJ de Penamacor,
Cristiana Santos

“Dia dos Namorados”

E porque ontem foi dia dos apaixonados, não esquecemos de dar vivas ao amor e à amizade! Passa pela Biblioteca onde podes encontrar um cantinho para fazer leituras apaixonantes! ❤
Trabalhos realizados pelos alunos de História do Ensino Secundário.

CARNAVAL NA ESCOLA BÁSICA DE PENAMACOR

Os alunos e docentes da Escola Básica de Penamacor não quiseram deixar passar esta época festiva de fantasia e animação e, na impossibilidade da realização do habitual Desfile de Carnaval, devido ao mau tempo, fizeram uso do seu Plano B e levaram à concretização um Concurso de Carnaval para todos os alunos, realizado no interior da Escola. 

Todos, alunos e familiares, se empenharam na caracterização da sua fantasia e foram premiados os três mais criativos, com a seleção a ser feita pelos alunos.

Foi uma manhã de muita alegria e todos acabaram premiados pela animação e diversão.

A todos o nosso Muito Obrigado!”

Badminton

Prontos para mais um Encontro de Badminton, desta vez no escalão de iniciados no Agrupamento Gardunha e Xisto no Fundão!

Notícia: “A importância da Escolarização no Desenvolvimento Pessoal e Social”

O Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches de Penamacor, em parceria com o Núcleo Distrital de Castelo Branco EAPN | Portugal, no âmbito do Projeto “Crescer na Cidadania XI” realizaram no passado dia 31 de janeiro de 2024 a ação de sensibilização “A importância da Escolarização no Desenvolvimento Pessoal e Social”, pretendeu intervir junto dos alunos em contexto sala de aula e mobilizar professores,
funcionários, encarregados de educação da Comunidade Cigana do Concelho de Penamacor com o objetivo de sensibilizar para a importância da escola no desenvolvimento pessoal e social.
Contou com o mediador Prudêncio Canhoto da Comunidade Cigana do Concelho de Beja, onde na parte da manhã, com início às 9h35, foram dinamizadas três turmas, num total de 54 alunos do 5º, 6º e 7º ano. Realizadas as apresentações dos oradores, foi dado o testemunho de Prudêncio Canhoto sobre a atuação deste, junto de escolas e com alunos da comunidade cigana. De seguida, foi visualizado um pequeno vídeo intitulado “Senhelo Calhim” da Câmara Municipal de Matosinhos, que pretende valorizar a cultura cigana, contribuindo para a construção de soluções facilitadoras do processo de integração multicultural. Os alunos foram questionados sobre as problemáticas do vídeo e sobre quais eram os seus sonhos, pretendendo que estes refletissem sobre o seu futuro. O mediador Prudêncio Canhoto destacou a cultura
cigana, mencionando a história, as origens, a música e costumes únicos nesta comunidade, sempre com o foco de sensibilizar os alunos para a importância da escola no futuro profissional.
Na parte da tarde, às 14h00, decorreu a apresentação no Auditório do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, contando com 60 encarregados de educação, professores e funcionários. Prudêncio Canhoto dirigindo-se especialmente para os encarregados de educação deixou um apelo à participação dos mesmos na educação dos filhos, devendo estar mais envolvidos ao longo do percurso escolar. Foi uma ação de sensibilização positiva pois houve debate entre os encarregados de educação e os professores em prol de uma comunidade estudantil mais unida e integrada.

Estagiárias de Serviço Social: Maria Catarina Ribeiro e Sofia Jesus

Notícia em: Clique Aqui

“Regicídio 1908”

A 1 de fevereiro de 1908, teve lugar o Regicídio, que viria a ser fatal para o Rei D. Carlos e do seu filho e herdeiro. Este marco na História de Portugal do século XX marcou o escalar da violência em Portugal e a derradeira tentativa de reforma da monarquia portuguesa.

L´Histoire de la Chandeleur

Dia Escolar da Não Violência e da Paz

O agrupamento assinalou hoje o Dia Escolar da Não Violência e da Paz com atividades na Escola Básica e Secundária e na Escola Básica. No dia em que se lembra o assassinato de Mahatma Gandhi, celebramos os construtores e promotores da Paz, com o propósito de inspirar cada um a ter ações construtivas, pacificas e promotoras do bem-comum.  O nosso patrono, Ribeiro Sanches, defendia que a Educação tinha um objetivo mais global para além de transmitir conhecimento: a educação devia desenvolver nos jovens sentimentos de humanidade e de justiça. Assim, continuamos a trabalhar diariamente e a investir no desenvolvimento global dos nossos alunos. Obrigado às professoras Maria Luísa Cerqueira, Lurdes Salvado e Maria Miguel pela colaboração generosa.

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Celebra-se anualmente a 27 janeiro. Este é um dia de lembrança em nome dos milhões de vítimas provocadas pelo genocídio da Alemanha nazi sobre os judeus, ciganos, homossexuais, deficientes físicos e mentais, opositores do regime nazista, entre muitos outros, ocorrido durante a II Guerra Mundial.

Vamos lembrar para jamais esquecer!

Alunos da Escola Básica Cantaram as Janeiras na Vila de Penamacor

Na passada terça-feira, dia 23 de Janeiro, os alunos dos 3º e 4º anos da Escola Básica de Penamacor cantaram “As Janeiras” na Escola Sede do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches de Penamacor, Escola Básica e Secundária Ribeiro Sanches, onde foram recebidos com muita alegria. Com esta tradição, desejaram a todos um Bom Ano Novo.
Na quinta-feira, dia 25, os alunos da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo, cantaram “As Janeiras” pelas ruas de Penamacor, desejando a todos um Bom Ano Novo. Entraram no pátio da Santa Casa da Misericórdia e cantaram para todos, adultos, meninos da Creche Nossa Senhora da Conceição e alunos do Jardim de Infância Nossa Senhora das Dores. Depois subiram ao 1.º andar do edifício da Câmara Municipal e cantaram para todo o executivo e funcionários desta instituição. Por fim, atuaram para os Encarregados de Educação e restante população, no Jardim da República.
Foi uma manhã de muita alegria e entusiasmo para todos, em que, de uma forma divertida, se viveu e recordou esta tradição.

A todos o nosso Bem Haja!

Clube Ciência Viva

No âmbito das atividades do Clube de Ciência Viva Ribeiro Sanches (CCV-RS), realizou-se, no passado dia 24 de janeiro, mais uma sessão de iniciação ao ThinkerCAD, ferramenta de programação, assim como desenvolver a interface de programação do Arduino – Arduino IDE. Esta atividade, da responsabilidade do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), contou com a presença de alunos do 9º e do 8º ano.

Boccia

Realizou-se no dia 17 de janeiro no Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches de Penamacor a 1ª Concentração de BOCCIA relativa ao quadro competitivo do Desporto Escolar no grupo 4, com a presença de 44 alunos e 11 professores. Estiveram representados os Agrupamentos de Escolas Frei Heitor Pinto – Covilhã (Escola Básica Nº 2 de Teixoso e Escola Básica de Tortosendo) e o Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches – Penamacor, Escola Básica e Secundária Ribeiro Sanches.

As classificações finais em individuais apresentou: 

1º lugar – Micael Almeida – AE Ribeiro  Sanches – Penamacor – EBS Ribeiro Sanches

2º lugar – Martim Gabriel – AE Ribeiro Sanches – Penamacor – EBS Ribeiro Sanches

3º lugar – Paulo Lopes – AE FHP – Covilhã – EB Nº 2 de Teixoso.

A nossa Escola obteve ainda o 5º, 8º, 9º e 12º lugares.

Por Equipas as classificações ficaram assim ordenadas:

1º lugar – AE Ribeiro Sanches –  Penamacor –  EBS Ribeiro Sanches – Equipa A

2º lugar – AE FHP – Covilhã – EB Tortosendo – Equipa B

3º lugar – AE FHP – Covilhã – EB Nº 2 Teixoso – Equipa B

A próxima concentração realizar-se-à no dia 15 de fevereiro na Escola Básica de Tortosendo.

Até lá e bons jogos.

Narração do conto “O Touro Azul”

Turma 1 e 2 do pré-escolar

As crianças que frequentam o jardim-escola do nosso agrupamento deslocaram-se, no passado dia 12, à biblioteca escolar da EB1, para ouvir a narração oral do conto tradicional O Touro Azul. 

Este conto foi magnificamente narrado pela professora do 4A, professora Carminda Pereira, que muito gentilmente partilhou com as criança um conto que os seus avós lhe transmitiram na infância e que ela guarda na memória e, na memória dos afetos, até  hoje. 

As crianças mostraram-se muito atentas, curiosas e participativas interagindo com a narradora, a professora Carminda, na exploração da mensagem do conto, compreendendo o significado do coração de ouro que o Touro possuía.

O propósito desta atividade é partilhar a narração de contos populares tradicionais, outrora  narrados pelos nossos avós, e que estão guardados na memória dos nossos professores,  auxiliares, pais ou avós, para assim se promover e trabalhar o gosto pelo livro e pela leitura com as crianças que frequentam a educação pré-escolar.

A próxima sessão está agendada para o dia 26 de janeiro e vai contar com a narração de um conto guardado na memória de Alcina Cruchinho, do município de Penamacor. 

Esta atividade tem, na sua organização e execução, a colaboração de Gorete Alvito de Brito.

Salientar, por último, que uma partilha desta dimensão ilustra a disponibilidade dos professores do AERS em trabalhar colaborativamente com outros níveis de ensino possibilitando, assim todos juntos, construir com sucesso o percurso escolar dos nossos alunos mais novos.

Temos mesmo professores com coração de ouro!

Xadrez – Desporto Escolar

No passado dia 9 de janeiro, realizou-se na nossa escola e no âmbito do desporto escolar (DE), mais uma concentração distrital de xadrez. Estiveram presentes, no escalão de iniciados, os alunos Dinis Cruz e Mateus Martins (8.ºB) e o aluno Bryan Azevedo (8.ºA), tendo participado com empenho e entusiasmo, em mais um dia dedicado à prática desta salutar modalidade desportiva.

O professor responsável pelo Grupo Equipa de Xadrez do DE

  João Pacheco

Catálogo do projeto “Bordar em Cartão” da Junta de Freguesia apresentado

O catálogo do projeto “Bordar em Cartão”, promovido pela Junta de Freguesia de Penamacor, durante o ano 2022-2023, junto das crianças do Ensino Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches (AERS), foi apresentado na Escola do Primeiro Ciclo da Vila, no último dia 5 de janeiro. Esta iniciativa editorial apresenta o conjunto de trabalhos realizados nas atividades durante o passado ano letivo, revelando-se como um desafio à criatividade e imaginação infantil, tendo diversos objetivos como a exploração de diferentes técnicas de expressão manual e artística (tecelagem, bordado, origami, entre outros), a exploração pedagógica (a cor, a forma, a escrita, o desenvolvimento da linguagem) e o desenvolvimento da motricidade fina e a coordenação óculo-manual. Com o projeto “Bordar em Cartão”, no qual participaram dois grupos de alunos, num total de 41 crianças, de várias nacionalidades, com idades compreendidas entre os três e os seis anos de idade, pretendeu-se contribuir, de forma lúdica e pedagógica, para a promoção do sucesso escolar.

Presentes na iniciativa, estiveram o Presidente e a Secretária da Junta de Freguesia, António Gil e Alcina Cruchinho, respetivamente, o Vereador do Município, José António Ramos, e o Diretor do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, António Paralta, entre outras figuras e entidades.

António Gil referiu que a Junta de Freguesia a que preside está sempre disponível, dentro das suas possibilidades, para apoiar iniciativas no âmbito da educação que considera ser um pilar fundamental de qualquer país. O autarca referiu, ainda, que é desde crianças que se vai mudando e desenvolvendo mentalidades e perspetivas. A terminar deu os parabéns às crianças participantes e a todos os envolvidos na iniciativa pelo trabalho realizado.

Depois do sucesso da primeira edição, a segunda já está a decorrer com a participação de 49 crianças, sendo que este catálogo pretende, igualmente, ser um instrumento de trabalho. O catálogo permite contar uma história através dos subtítulos e a continuação do trabalho desenvolvido em casa, em instituições de ensino ou em associações. Este projeto teve, também, o apoio do Município de Penamacor e do AERS. No final, foi oferecido um exemplar da obra a cada criança participante.

Filhoses com Cacau quente

O Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches torna público o agradecimento pela iniciativa da Câmara Municipal de Penamacor de manter viva a tradição das filhoses com cacau quente.

Semana da Inclusão

Promover a compreensão dos assuntos relativos à deficiência e mobilizar a comunidade educativa para a defesa dos direitos, da dignidade e do bem-estar das pessoas com deficiência constituiu-se um dos primeiros objetivos desta Semana da Inclusão. A Educação Especial, a Educação Física, o SPO, a Biblioteca Escolar e o PLNM juntaram-se para dinamizar atividades ao longo da semana, de 4 a 7 de dezembro, na escola do 1º ciclo e na escola sede. As atividades foram diversificadas e incluíram a leitura de histórias, visualização de filmes, entoação de canções, uma sessão de Língua Gestual destinada ao 3º e 4ºanos e atividades de Boccia nas turmas do 2º e 3º ciclos.
Com estas atividades pretendeu-se também promover o reconhecimento e a valorização da diversidade cultural, como oportunidade e fonte de aprendizagem para todos.

NATAL

“Natal e suas leituras”
Vem visitar a tua Biblioteca para além de encontrares um ambiente natalício, podes requisitar ou ler um livro sobre o Natal e ainda levas um brinde doce!

Boas Festas!

Atividade O ICNF vai à escola

No dia 24 de novembro, dois técnicos do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), estiveram na EBS Ribeiro Sanches para realizar uma atividade sobre o Dia da Floresta Autóctone, que se celebra a 23 de novembro de cada ano. A atividade, com os alunos do 2º ciclo, consistiu numa palestra sobre o tema “Florestas – ecossistemas a proteger”, seguida de fabrico de “bombas” de sementes e da sementeira de plantas autóctones.
Durante a palestra, os alunos colocaram e responderam a várias questões. Aprenderam, por exemplo, que a floresta é o habitat de mais de 80% da biodiversidade terrestre, quer em termos de fauna, quer de flora. Dada a sua composição, as florestas conseguem, assim, reter grandes quantidades de dióxido de carbono (CO₂) da atmosfera, ajudando a reduzir a concentração de gases de efeito de estufa.
As restantes atividades, por serem práticas, motivaram ainda mais a participação dos alunos. Esta atividade serviu para aprender e tomar consciência da importância da floresta, especialmente da floresta autóctone.

 6ºB, no Apoio ao Estudo de Português.

Clube de Ciência Viva Ribeiro Sanches (CCV-RS)

No âmbito das atividades do Clube de Ciência Viva Ribeiro Sanches (CCV-RS), realizou-se, no passado dia 29, uma sessão de iniciação ao ThinkerCAD, ferramenta de programação, assim como conhecer a interface de programação do Arduino – Arduino IDE.

Esta atividade, da responsabilidade do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), contou com a presença de 10 alunos, do 8º ao 12º ano, tendo-se desenvolvido de modo muito dinâmico.

Restauração da Independência

A 1 de dezembro de cada ano celebramos a Restauração da Independência, ou seja, o acontecimento que a 1 de dezembro de 1640 libertou Portugal do domínio filipino. Durante 60 anos (1580-1640) os reis de Espanha, os três Filipes, governaram Portugal, na chamada União Ibérica.
Esmagados pelo aumento constante dos impostos e do custo de vida, descontentes com a ocupação dos territórios do império português pelos inimigos de Espanha, perdidas vidas de portugueses nas guerras de Espanha e tantas outras queixas, os portugueses conspiraram para acabar com o domínio estrangeiro e colocar no trono um rei nacional, D. João IV.
Esta data celebra a recuperação da independência, mas também a existência de Portugal como pátria, língua e cultura.

Projetos Escolas XI – Crescer na Cidadania

Associação de Estudantes – Resultados 2023 / 24

Semana da Inclusão

Mega Sprint

No dia 22 de novembro de 2023, pelas 14h 30 m realizou-se a atividade Mega Sprint fase escola, com a participação de 28 alunos (masculinos e femininos). A atividade teve provas relacionadas com a modalidade de atletismo.

Foram apurados os(as) vencedores de cada escalão/prova/género, sempre imbuídos pelo bom ambiente e fairplay. Posteriormente irão representar a escola no encontro distrital de mega sprint.

A Terra Treme

A TERRA TREME foi um exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico promovido anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em colaboração com diversas entidades públicas e privadas. O AERS também participou nesta atividade nacional.

Magusto Escolar – 2023

Realizou-se o tradicional magusto quer na escola básica quer na escola sede, proporcionando também o convívio entre a comunidade escolar.

Dia Europeu da Alimentação e Cozinha Saudáveis

“Orienta o teu Farnel Saudável e Solidário nas Terras do Lince”

A 8 de novembro, nos estados membros da União Europeia, comemora-se “O Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis”.
Esta data foi lançada pela Comissão Europeia com o intuito de incentivar a uma alimentação saudável das crianças, de forma a travar o atual crescimento da obesidade infantil na Europa, pois é na infância que se formam muitos dos nossos padrões de estilo de vida. Na União Europeia, metade da população adulta e um quarto das crianças em idade escolar tem excesso de peso. Os jovens com excesso de peso têm maior propensão a conservá-lo na idade adulta e maior probabilidade de se tornarem obesos.
No âmbito do Projeto de Educação para a Saúde (PES), com a colaboração da Unidade Local de Saúde, na pessoa do Enfermeiro Francisco Sanchez e da Câmara Municipal de Penamacor (Sr. Carlos Vale e João Janela), realizou-se um conjunto de atividades com o objetivo de promover e adotar hábitos de vida e comportamentos alimentares saudáveis e sustentáveis.
Neste dia, os alunos da escola sede do Agrupamento puderam observar os trabalhos sobre a alimentação, realizados pelos alunos do 6º A e 6º B, no âmbito das Ciências Naturais. Os alunos dos 2º e 3º ciclos realizaram uma caminhada de orientação, na qual tiveram de responder a várias questões sobre a temática.
Nesta caminhada de orientação, os participantes tiveram a oportunidade de: aprender sobre os princípios de uma alimentação saudável; entender a importância de uma nutrição equilibrada; identificar alimentos nutritivos e alimentos a serem consumidos com moderação; receber orientações práticas para a preparação de refeições saudáveis e discutir estratégias para incorporar escolhas alimentares saudáveis no quotidiano.
A atividade culminou com o lanche partilhado, aberto a toda a comunidade educativa, constituído pelos alimentos trazidos pelos alunos, por alguns professores e adquiridos pelo PES.
Tratando-se de caminhada solidária os alimentos que sobraram foram entregues à Santa Casa da Misericórdia de Penamacor.
A Direção e a Coordenadora do PES agradecem a todos quanto contribuíram e colaboraram para a concretização e sucesso desta atividade, de um modo particular aos alunos pelo seu primoroso trabalho, entusiasmo e dedicação, ao enfermeiro Francisco Sanchez, aos representantes da CMP, à equipa PES e aos funcionários e professores que connosco colaboraram.

A Coordenadora do PES: Maria José N. R. Toscano Cameira

Corta Mato Escolar 2023

Realizou-se na passada terça feira, dia 7 de novembro, a  prova de corta mato escolar do nosso agrupamento, atividade que contou com a participação de 128 alunos, contando com vários escalões. 

Esta atividade engloba  vertente pedagógico-competitiva, sendo ambas trabalhadas em contexto de sala de aula da disciplina de educação física.

Agradecemos o envolvimento da Guarda Nacional Republicana, Bombeiros Voluntários de Penamacor, Centro de Saúde Penamacor e alunos do 12º ano pelo apoio prestado.

A Terra Treme

A-TERRA-TREME-2023-_-Nota-de-apresentacao-1

Magusto Escolar

HALLOWEEN

O Dia das Bruxas, ou Halloween, é celebrado na noite de 31 de outubro, e a Biblioteca Ribeiro Sanches vestiu-se a rigor para festejar a ocasião.

Vem visitar a tua Biblioteca e leva um livro para viveres uma aventura na noite mais assustadora do ano!

“Santorinho”

Jantar de Homenagem – 2023

O  Diretor no seu discurso salientou: “…  ao longo das suas carreiras ensinaram centenas e centenas de alunos, participaram na vida da escola, foram uma referência para os seus colegas. Deram a estas profissões e ao AERS muitos anos da sua vida. E nós estamos-lhes profundamente gratos. Gratos pelo seu testemunho, gratos pela seriedade que reconhecemos no seu trabalho, gratos por terem dignificado este modo de estar que é ser educador. Mas esta escola, que cada um de vós ajudou a construir, mantém vivos os vossos princípios de empenho, perseverança e honestidade. Porque devemos a cada um de vós continuar a fazer da Ribeiro Sanches uma escola de excelência.”

Dia da Biblioteca Escolar

Hoje celebramos o Dia da Biblioteca Escolar e como não podia deixar de ser, aqui fica uma mensagem da nossa professora bibliotecária Antonieta Salgueiro.

Parabéns a todas as Bibliotecas pelo excelente desempenho e trabalho desenvolvido!

Selo Escola sem Bullying

Concerto literário

Como estava previsto, decorreu no dia 13, à tarde, o concerto literário com o escritor Richard
Towers.
Escritor, ilustrador, músico, bailarino… todas estas vertentes entusiasmaram os alunos do Pré-
escolar e do 1º ciclo do AERS, que cantaram e dançaram animadamente! Ouviram as histórias
dos livros atentamente e aprenderam sobre Beethoven, Einstein e Cleópatra. No final, alguns
alunos perguntaram: quando cá volta?!
Na biblioteca escolar ficaram exemplares das obras apresentadas, que agora podem ser lidas
por todos.

Na tarde do próximo dia 13, estará presente na EB de Penamacor o escritor Richard Towers
para apresentar um concerto literário. O autor apresentará os seus livros-objeto e animará a
sessão com as músicas associadas aos livros. Os alunos já conhecem as obras e estão muito
animados com a perspetiva de participação nas canções.

Richard Towers

https://youtu.be/221Dbo5Y85E

https://www.youtube.com/watch?v=aWTZEeWcyLw

https://youtu.be/BHBVGhGas2A

https://youtu.be/NDotM57ixfA

Exposição de Banda Desenhada na BE

No hall da biblioteca escolar pode ser vista uma exposição de banda desenhada sobre os Direitos Humanos.

A exposição mostra trabalhos feitos em 2018 para assinalar os 40 anos da adesão de Portugal à Convenção Europeia dos Direitos Humanos e intitula-se Livres e Iguais. A sua circulação foi limitada pela pandemia e foi retomada em 2022, a cargo das bibliotecas escolares.

Seis grandes telas mostram os trabalhos feitos pelos alunos de várias escolas do país, com destaque para o trabalho vencedor, da Escola Profissional Prática Universal – EPPU, de Bragança.

Esta mostra estará no AERS até ao dia 10 de novembro e deve ser visitada por turmas com professor, nomeadamente na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

“Organiza-te!”

Para ajudar os alunos de 5º ano a superar as dificuldades de organização dos materiais que possam sentir no início de um novo ciclo de ensino, decorreu no dia 12 de outubro a atividade “Organiza-te!”

Em parceria entre a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e o Centro de Apoio à Aprendizagem/EMAEI, as duas turmas, A e B, contaram com a ajuda das professoras da disciplina e em trabalho no CAA para organizar o material nas mochilas, a marcação de testes e TPC, a gestão das tarefas e do tempo livre.

Foram colocadas muitas dúvidas e houve sugestões, de forma muito participativa.

“Mês Internacional da Biblioteca Escolar” – Exposição/Divulgação

Vem descobrir, imaginar, criar e sonhar novas aventuras lendo um livro sobre bibliotecas e livros, dá asas à tua imaginação e envolve-te na história sendo o protagonista da tua leitura!

Sessão de requisição de obras para leitura autónoma

Os alunos do 5º B, acompanhados pela sua professora de Português, estiveram na BE para requisitar as obras que vão ler e apresentar aos colegas. Esta atividade, prevista no PAA para o mês de outubro, decorre no âmbito do Mês Internacional da Biblioteca Escolar.

“Dia Mundial da Alimentação”

O Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de outubro. A celebração do Dia Mundial da Alimentação foi estabelecida em novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura.

Neste dia realizam-se muitas atividades relacionadas com a nutrição e a alimentação. Aproveita e vem à biblioteca requisitar um livro e surpreende as pessoas que mais gostas com um prato confecionado por ti!

Bom apetite!

A República em Postais – A Implantação da República

No dia 5 de outubro assinalaram-se 113 anos sobre a revolução republicana de 1910. O departamento de Ciências Sociais e Humanas e a Biblioteca Escolar (BE) comemoraram a efeméride com uma exposição de postais relativos à República. Alguns dos postais foram selecionados e trabalhados pelos alunos de 12º ano de História A. Na BE foram ainda expostos outros materiais como livros e imagens e a bandeira nacional verde rubra adotada pelos republicanos.
A exposição pode ser visitada até dia 13 de outubro.

Selo Escola Saudável – 2023/25

Dia Mundial da Música

O Dia Mundial da Música comemora-se anualmente a 1 de outubro. Com este dia pretende-se destacar os benefícios e importância da arte musical em todo o mundo, promovendo a paz e amizade das nações através da união gerada por esta arte. A música é uma das 7 artes que atravessa as barreiras e que podem unir as populações com um mesmo e único propósito. Na nossa escola, o dia Mundial da Música comemorou-se entre o dia 2 e 11 de outubro, com a apresentação por parte dos alunos do 6º B do tema melódico “Perdoname”, sob a orientação da professora Cristina Rodrigues, exposição de trabalhos da disciplina de CEA, pelos alunos do 2º ciclo. Estiveram ainda presentes elementos da Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires, nossos alunos, que interpretaram dois temas, sob a orientação do seu maestro Manuel Lopes e os alunos do 9º B, apresentaram um tema tradicional sobe a orientação do Professor Eduardo Geraldes da escola de música, Geração Musical. Os alunos do ensino articulado, na disciplina de Coro executam três partituras com acompanhamento ao piano, no dia 11 de outubro, no auditório da nossa escola.

Dia Europeu das Línguas

Em 2001 celebrou-se pela primeira vez o Ano Europeu das Línguas, por iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, visando celebrar a diversidade linguística como uma riqueza do património comum da Europa a preservar.

No dia que a Europa dedicou à celebração das línguas, a festa juntou crianças de Penamacor e de Valverde del Fresno no lado de lá da fronteira. O local escolhido para este encontro que celebrou a raia e as línguas da não fronteira, promovido pela Comissão Europeia, não foi uma casualidade. Em Valverde del Fresno o português é ensinado nas escolas a partir dos três anos de idade mas o que torna esta terra e as aldeias vizinhas de Eljas e San Martín de Trevejo num caso excecional é o facto de terem a sua própria língua.A fala, assim é chamada, terá a sua origem nos galegos que repovoaram estas terras após a reconquista cristã, uma história contada por um português que se apaixonou por ela por via de uma outra paixão: o livro “O Principezinho”, de Antoine de Saint-Exupéry. Paulo Correia, filho de uma natural da aldeia penamacorense de Pedrógão de São Pedro, deslocou-se num certo dia a Valverde del Fresno quando soube que havia uma tradução da obra para a fala. (in Jornal de Reconquista).

Biblioteca – Árvore do Saber

Aulas de Cidadania

Desporto Escolar – 2023 / 2024

Inicio do novo ano letivo 2023 / 2024

Na passada sexta-feira, dia 15 de setembro, decorreram as atividades que assinalaram a abertura do novo ano letivo no Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, onde também estiveram presentes alguns membros do Executivo do Município de Penamacor. O conjunto de atividades programadas para este dia teve início com receção aos alunos, pais e encarregados de educação, tanto na Escola Básica de Penamacor, como na Básica e Secundária Ribeiro Sanches. Destacaram-se também as reuniões com os Diretores de Turma ou com os Professores Titulares de Turma, onde foram prestadas algumas informações, orientações e esclarecidas algumas dúvidas. Da receção constou também uma sessão de boas-vindas, por parte da Direção, tendo sido abordadas informações de carácter geral, como foi o caso dos transportes, da gratuitidade das refeições ou dos manuais escolares. Ainda na sessão de abertura, foram distribuídos os Prémios de Valor e de Mérito, e ainda o Prémio Professor Mota Campos, em boa hora instituído pela família. Este premeia a melhor média do Ensino Secundário no final do 12º ano e tem um valor de 3 000 euros, o que constitui uma boa ajuda para o início da vida universitária. Durante a cerimónia, que ocupou o período da manhã, houve ainda lugar para a realização de curtos momentos musicais, a cargo de alguns alunos da escola Geração Musical e do AERS.